Sua marca sabe com quem está falando?

27 de maio de 2023
Mulher questiona se sua marca sabe com quem está falando.

É sabido que o Brasil é quase que um continente e como tal, cheio de pluralidade, diverso, segmentado e cada vez mais nichado. Então quando perguntamos se sua marca sabe com que está falando, é porque tem um ponto de atenção aí que muitos estão deixando passar.Mulher questiona se sua marca sabe com quem está falando.

No varejo as grandes marcas evitavam se arriscar e, durante muitos anos, direcionaram o foco para os grandes centros econômicos, usando e abusando de clichês para ficarem no trilho, mas bastou o universo digital ganhar força nas estratégias de marketing que as derrapadas começaram a surgir.

Recentemente vimos as críticas comerem soltas em cima de uma grande varejista, porque o seu filme para o dia das mães tinha uma palavra dita por um dos atores que não batia com o jeito de se falar na região Nordeste. Custava gravar mais de uma versão, ajustando o vocabulário?

Sua marca sabe com quem está falando?

É por causa deste cenário que o agronegócio tem tanta dificuldade de falar com a “sociedade urbana”, na verdade não ele, mas os seus interlocutores, que ficam presos ao seu universo e não conhecem o outro lado. Esta é a mesma dificuldade que toda e qualquer empresa tem quando quer falar sem o real conhecimento das personas (ou público alvo) que irá atingir. Na verdade são duas situações, a do desconhecimento e a de extrapolar o discurso.

Sabe qual é a única marca que consegue, minimamente, falar com quase todo o mundo? Coca Cola! Observe as suas estratégias, ela está sempre buscando falar o que o mercado quer ouvir.

Refrigerante virou alvo dos “anti”, ela investiu pesado nos sucos. A reunião em família no século passado na frente da tv ficou para trás? Ela foi lá e fez um filme da nova reunião, cada pessoa usando seu dispositivo (seja ele qual for, smartphone, tablet, etc) e ao seu estilo, brindando a felicidade, com um copo de Coca. Simples assim!

Então, como saber?

Nós entendemos que é desta maneira que devem ser as estratégias de marketing e comunicação, mas antes delas, nós profissionais da área temos que ser plurais também. Ouvimos tanto isso no início das nossas carreiras, lá nos idos da década de 1990, dos grandes líderes da outrora propaganda e, hoje, o que vemos são especialistas de tudo, menos de cultura, comportamento e compreensão da diversidade de nosso povo e de seus regionalismos.

Quando falamos que somos especialistas em agronegócio e B2B é porque vivemos a realidade destes mercados, estivemos ou estamos em cada canto, convivendo com os atores destes segmentos. Mas como estes mercados conversam com outros, temos o cuidado de termos uma vivência plural, seja desenvolvendo outras atividades ou então circulando em outros “mundos e realidades”.

E o que fazer?

Se você quer que a sua marca seja bem sucedida, amplie os seus horizontes e recomende o mesmo para seus pares ou time. As personas ou público-alvo do seu negócio agradecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *