Já escrevemos aqui sobre esta questão do prazo no marketing digital, mas vendo alguns conteúdos no LinkedIn, veio uma novaa provocação.
Com um olhar mais ampliado, um olhar para o todo, tanto das empresas quanto de nós profissionais, principalmente os de marketing e vendas, paramos para questionar sobre o que estamos fazendo nos negócios, é: Longo prazo? Ou longo prazo!
O belo artigo publicado no canal Agro Distribuidor , que trata do avanço da agricultura digital nas fazendas e o relevante papel das revendas e distribuidores (representados por seus times comerciais) nessa jornada, é um destes conteúdos que nos colocou para pensar.
Como comentado pelo nosso CEO Eugenio do Val, em um compartilhamento deste artigo, é preciso mudar a atuação das equipes comerciais que têm um excessivo foco no resultado pelo resultado, pela construção de jornadas de geração de valor.
No entendimento dele, só a jornada com olhar para o longo prazo é que pode verdadeiramente contribuir com a evolução e o sucesso do cliente, no caso o produtor rural.
Aonde vamos chegar ignorando a construção de longo prazo? Será este um bom caminho?
A redução no número de empresas centenárias no cenário internacional pode ser uma pista como, por exemplo, o caso da Kodak que se contentou com os resultados de curto prazo e não apostou no futuro com uma inovação sua – a câmera digital – e foi a falência justamente por conta desta tecnologia.
Outra pista importante é a turbulência no universo do mundo tech, que está levando muitas startups a falência por falta de condições para entregarem resultado em tão pouco tempo de vida (veja no post da JoGo Growth Experts).
Nos parece, portanto, que ignorar o longo prazo, em detrimento de resultados imediatos, é condenar empresas e profissionais a mediocridade e a extinção.
Vamos deixar esta reflexão mais quente?
Qual seria a sua resposta para as perguntas abaixo, devemos ter mais paciência e olhar o longo prazo ou não?
– Sem tempo para o amadurecimento, a evolução vai acontecer com excelência?
– Como fica a inovação com o foco no curto prazo?
– Nós vamos conseguir entregar a melhor jornada e a melhor experiência para nossos clientes olhando só para o hoje?
– Conseguiremos ter política de ESG e qualquer outra de forma autêntica e sustentável?