Agrishow 2022 – a retomada!

24 de outubro de 2022
GPC Agrishow agronegócio Ribeirão Preto

Abril foi marcado por um evento que demonstrou a grandeza e o bom momento vivido pelo agronegócio nacional, a Agrishow. Retornando de forma presencial, a Agrishow 2022 se encerrou com números importantes. Só para se ter uma ideia, foram 193 mil visitantes passando pela feira, que teve cerca de 800 marcas expostas em uma área de 520 mil metros quadrados. E quando se fala em negócios, os números são ainda mais impressionantes: R$ 11,2 bilhões em negócios, superando em 286,2% o volume registrado em 2019, segundo balanço divulgado pelos organizadores do evento. Tudo isso comprova a força deste setor no país.

 

Agrishow e GPC

O Grupo Produção Coletiva mais uma vez marcou presença neste importante evento, não só para concluir entregas dos clientes de ponta a ponta, mas também para realizar o suporte na feira, entender o dia a dia do cliente, fazer campo, entender argumentos, fazer o trabalho de inteligência, ouvir equipes comerciais, diretorias e outros players. É desta forma que conseguimos ir além do briefing, mergulhando em toda cadeia produtiva, do pequeno produtor até as gigantes do campo, passando pela pesquisa e desenvolvimento, inovação tecnológica, insumos, logística e todos os fatores que incidem no agronegócio.

 

Nossos projetos

Na edição de 2022, destacamos o trabalho que realizamos para os 4 clientes que estiveram na Agrishow, começando pela Marispan, empresa que atua na área de implementos agrícolas e neste ano completa 50 anos de mercado, o que aumentou o desafio. Além de definir a comunicação visual do stand, fomos responsáveis por criar o vídeo comemorativo da empresa. E conseguimos um resultado surpreendente: com uma produção de alto nível, as cenas foram todas captadas através de um drone fpv (alta velocidade) com câmera de alta definição e o roteiro destacou as soluções Marispan, que simplificam o trabalho no campo e valoriza o tempo do produtor.

Mas não parou por aí. A Marispan também trouxe para a Agrishow um lançamento de sua nova pá carregadeira, a M145, para tratores de grande porte. Para se ter uma ideia da importância desta novidade, este produto será a porta de entrada para o mercado de grandes propriedades, o que deve ser uma aposta para o futuro da empresa.

Atendemos também a Beckhauser, empresa que desenvolve, industrializa e difunde tecnologia para o manejo de bovinos pautada no bem-estar animal e humano. Para sua participação no evento, fomos responsáveis pela campanha de pré-lançamento da linha Black, equipamentos de contenção para grandes volumes de manejos, pelo visual do stand, divulgação e criação de conteúdo para as redes sociais, além de publicação em revista especializada, seguindo o conceito de comunicação criado por nós, que posiciona a marca dentro daquilo que ela realmente é e pratica no dia-a-dia.

 

Também auxiliamos a participação da multinacional EAvision, que atua na área de robótica, produzindo drones agrícolas, e que está chegando ao Brasil. E para essa entrada no mercado brasileiro, realizamos a campanha de lançamento nos principais portais do setor, além de uma cobertura jornalística para divulgação orgânica.  Destacou-se também a divulgação e os primeiros conteúdos em redes sociais. Todo material publicitário, bem como a comunicação visual do stand foi desenvolvida por nossa equipe que mergulhou na demanda do cliente e atendeu em tempo recorde para que tudo saísse perfeito na grande estreia da empresa. E as boas vindas não poderiam ser melhores: o stand recebeu muitas visitas e a prospecção de novos negócios ficou extremamente aquecida.

E, por fim, atuamos com a Casale, empresa que oferece soluções em equipamentos para a pecuária. Este é um case interessante, pois marca o retorno de um antigo cliente que confiou na nossa capacidade de pronta resposta, de entendimento do seu negócio, visão estratégica e interpretação rápida (entre assinatura da proposta e início da feira, foram 12 dias úteis para resolver tudo), tanto para elaborar a comunicação visual do seu estande quanto a do grande lançamento do ano: o RX 270 Tech Bull, o misturador de ração total mais moderno do mercado.

Balanço final

A sensação que fica ao final desses dias de Agrishow é que o agronegócio se mostra forte. Não à toa, recebeu a visita de 3 pré-candidatos à Presidência da República e ganhou destaque na mídia de todo o país. O setor está em ritmo de retomada pós-pandemia e a ordem da vez é otimizar a produção, pensar em inovação e tecnologia por metro quadrado e não mais por hectare. Tudo em nome da eficiência produtiva.

Outra grata surpresa é perceber a participação maior das mulheres, inclusive em cargos decisivos e estratégicos. Como pontos a melhorar, vale destaque para a questão ambiental e a sustentabilidade, ainda pouco exploradas e enxergadas pelas corporações.

Puxando para o marketing, fica a impressão de que esta área não acompanhou a velocidade das inovações tecnológicas que chegaram ao campo. Muitos players ainda possuem mentalidade defasada quando o assunto é comunicação para o mercado e melhoria de práticas. Falta estabelecer uma linguagem menos técnica e mais próxima do campo. Estamos vivendo uma época onde o consumidor valoriza mais a experiência, algo que algumas empresas grandes já vêm fazendo, do que o simples contato visual com o produto ou serviço.

 

O futuro é, sim, promissor. E o Grupo Produção Coletiva sempre estará andando junto com as tendências, com o cliente, no campo e buscando sempre se antecipar estrategicamente e inovar nos processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *