Longo prazo? Ou longo prazo!

4 de junho de 2023

Já escrevemos aqui sobre esta questão do prazo no marketing digital, mas vendo alguns conteúdos no LinkedIn, veio uma novaa provocação.

Com um olhar mais ampliado, um olhar para o todo, tanto das empresas quanto de nós profissionais, principalmente os de marketing e vendas, paramos para questionar sobre o que estamos fazendo nos negócios, é: Longo prazo? Ou longo prazo!

O  belo artigo publicado no canal Agro Distribuidor , que trata do avanço da agricultura digital nas fazendas e o relevante papel das revendas e distribuidores (representados por seus times comerciais) nessa jornada, é um destes conteúdos que nos colocou para pensar.

Como comentado pelo nosso CEO Eugenio do Val, em um compartilhamento deste artigo, é preciso mudar a atuação das equipes comerciais que têm um excessivo foco no resultado pelo resultado, pela construção de jornadas de geração de valor.

No entendimento dele, só a jornada com olhar para o longo prazo é que pode verdadeiramente contribuir com a evolução e o sucesso do cliente, no caso o produtor rural.

Aonde vamos chegar ignorando a construção de longo prazo? Será este um bom caminho?

A redução no número de empresas centenárias no cenário internacional pode ser uma pista como, por exemplo, o caso da Kodak que se contentou com os resultados de curto prazo e não apostou no futuro com uma inovação sua – a câmera digital – e foi a falência justamente por conta desta tecnologia.

Outra pista importante é a turbulência no universo do mundo tech, que está levando muitas startups a falência por falta de condições para entregarem resultado em tão pouco tempo de vida (veja no post da JoGo Growth Experts).

Nos parece, portanto, que ignorar o longo prazo, em detrimento de resultados imediatos, é condenar empresas e profissionais a mediocridade e a extinção.

 

Vamos deixar esta reflexão mais quente?

Qual seria a sua resposta para as perguntas abaixo, devemos ter mais paciência e olhar o longo prazo ou não?

– Sem tempo para o amadurecimento, a evolução vai acontecer com excelência?
– Como fica a inovação com o foco no curto prazo?
– Nós vamos conseguir entregar a melhor jornada e a melhor experiência para nossos clientes olhando só para o hoje?
– Conseguiremos ter política de ESG e qualquer outra de forma autêntica e sustentável?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *