Resultado no marketing digital? Em março iniciamos uma campanha mostrando os “golpes” que rondam o marketing digital e que estão levando empresas e profissionais de marketing para um caminho sem volta.
Com um toque de ironia, nossos posts mostram um pouco deste movimento baseado em resultados de curto prazo, que mais se assemelham à atividade da mineração do que a do plantio*.
*Que modestamente conhecemos melhor que muita agência ou empresa de marketing e comunicação que se diz especializada no agronegócio.
Depois do Branding e do Propósito…
Depois da onda do Branding e do Propósito, que levavam as empresas e suas marcas para a construção de relações duradouras, respeitosas e cheias de valor com seus públicos consumidores e stakeholders, chegamos na famigerada onda do Resultado a qualquer custo, baseada em estratégias de marketing digital pobres e que não constroem relações duradouras e nem entregam valor.
É importante deixar claro que a nossa crítica é em relação a forma como as ferramentas e processos estão sendo usados. Existe muito valor em tudo o que está sendo ofertado, mas não da maneira que muitos estão vendendo por aí.
O caminho para um marketing digital próspero
Cada vez mais as ações devem ser integradas, permeadas por uma estratégia abrangente, que tem o Marketing como pivô e maestro das empresas e marcas, definindo o norte a ser seguido.
Sendo assim, os planos no campo do marketing digital devem prever a produção de conteúdos que agregam, fortalecem e transformam as relações, gerando um círculo virtuoso de prosperidade e agregação de valor que se traduzirá em resultados financeiros superiores!
Mas, para isso, é preciso olhar para o que o mercado demanda e não para aquilo que você acha cool e descolado. Portanto, é preciso ter uma consciência produtiva, ou seja, um comportamento que evita os atalhos, o que obviamente exigirá mais esforço, mas que certamente irá impactar verdadeiramente os resultados no curto, médio e longo prazo.
Ah, este artigo é mais do que falar de marcas corporativas, ele é um toque para as marcas pessoas físicas. Falando nisso, quais marcas a sua está deixando no mercado?